Meu personagem infantil preferido

 
 

O personagem que escolhi foi o aventureiro Aladim, dos contos das Mil e uma noites. Segundo Cleusa Kazue Sakamoto, em "Aladin e a Lâmpada Maravilhosa.

 
 

O melhor da infância por Messias Holanda Dieb

Encontramos um típico jovem adolescente com a fiel postura de busca de seus ideais e que supera seus dilemas ao encontrar um modo efetivo de concretizar seus sonhos. A Lâmpada Maravilhosa é a metáfora da capacidade criativa que concretiza planos e desejos singulares, que modificam o curso de uma existência. Por isso, ela contém um Gênio, uma força essencial capaz de operar a transformação de potencial em ação, de plano à realização. Só um jovem na adolescência, como Aladim, poderia entrar numa caverna misteriosa e se apoderar da Lâmpada, isto é, penetrar nas profundezas de seu ser e encontrar seu potencial criador, apossando-se dele”. É assim que me sinto e me percebo. Nasci em Pindoretama, interior do Ceará, no ano em que o Brasil foi tricampeão mundial de futebol na Copa do México (1970). Apesar de futebol não ter muito a ver comigo, nem com minha infância, acho que o fato de ter nascido nesse ano já me faz sentir um eterno campeão. Sinto-me um vitorioso a cada uma das conquistas que vou obtendo em minha vida. Até mesmo nas “perdas” penso em ter ganhado boas lições. Na infância, ao invés de brinquedos e brincadeiras comuns aos garotos da época e do local onde nasci, eu brincava de teatro. Gostava de imitar Charles Chaplin, representando Carlitos, e os personagens das histórias que ouvia e dos filmes e programas que assistia. Entre os personagens que eu imitava estavam Aladim, o próprio gênio da lâmpada, o Superman e o Visconde de Sabugosa. Aliás, a época do Sítio do Pica-Pau Amarelo na TV foi a melhor fase de minha existência. Eu vivi todas as fantasias dos personagens do Sítio, desde as voltas no tempo para a Grécia antiga até as aventuras mais futuristas, como uma viagem à lua em busca de São Jorge e o dragão.

 
  e-mail

 
  facebook

Messias Dieb

 
  Lattes

Messias Holanda Dieb

 
______________________________________________________________________
 

Graduado em Pedagogia pela UVA. Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Professor Adjunto II, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC. Integra o grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES) - UERN, atuando na linha de pesquisa História, Política e Gestão da Educação e no grupo LUDICE, onde atua na linha de pesquisa Praticas Ludicas, Discurso e Diversidade Cultural.

Dissertação de Mestrado: Educação Infantil e Formação Docente: um Estudo em Representações Sociais,. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA UFC / 2004.

Tese de Doutorado:Móbeis, sentidos e saberes: o professor da educação infantil e sua relação com o saber. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA UFC / 2007.

Voltar