Meu personagem infantil preferido

 
 

Escolho o Saci-Pererê porque é um personagem encantador, brincalhão e suas travessuras narradas foram gravadas em minha memória. A energia elétrica não fez parte de minha infância, portanto não tive acesso a TV no sertão.

 
 

O melhor da infância por Núbia Agustinha Carvalho Santos

Reminiscências dos brinquedos e das brincadeiras de uma infância sertaneja

Eu, Núbia Agustinha, fui acostumada às histórias de assombração e de trancoso e às brincadeiras de roda sob um céu estrelado, lá do meu sertão (Inhamuns), num tempo em que minha casa era cheia de gente... Se, à noite, havia narrativas do Saci, do Camões e de outros personagens do imaginário das crianças e dos adultos sertanejos, durante o dia, eu passava a maior parte do tempo dentro do açude, ou no sítio (cajueiro, mangueira, goiabeira, coqueiro...). Irmãos, eu tinha, mas a minha companheira nas brincadeiras era a minha irmã, um pouco mais nova do que eu. Subíamos nas árvores, brincávamos com os animais: cabritos, cachorros, gatos, periquitos, papagaios e fazíamos raiva às galinhas pegando os seus pintinhos. Meus brinquedos preferidos eram: pião, pipa, bola, bila, baladeira. Quando chegava o inverno, que fazia o mato crescer perto de casa, brincávamos de esconde-esconde. A chuva também nos permitia fazer panelinhas, animais e bonecas, tudo de barro. O meu contato com o mundo externo foi através do rádio. Eu tinha talvez uns 4 ou 5 anos quando o vi e ouvi pela primeira vez. Fiquei encantada com aquele objeto que falava e cantava. Assim, entrei em contato com as músicas do Carequinha que eram tocadas na Rádio Educadora de Crateús. Guardo na memória, principalmente, o som do Brasileirinho (Waldir Azevedo), tantas vezes por mim escutada na infância, tocado pelo meu pai no seu violão.

 
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Núbia Augustina Carvalho

 
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Núbia Agustinha Carvalho Santos

 
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Graduada em pedagogia pela UFC / 2004.

Monografia de Especialização: Retalhos de Brodósqui: o lugar do brinquedo e da brincadeira na obra de Cândido Portinari.  CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO – FA7 /2007.

Dissertação de Mestrado: Museu e escola: uma experiência de mediação entre as crianças de educação infantil e o espaço museológico. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA UFC /2010 (bolsista CNPq).

Doutoranda em Educação Brasileira: Arte Contemporânea e Educação Infantil: discurso, exibição e mediação, uma cartografia do lúdico nos espaços culturais de Fortaleza. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA UFC /2014. (bolsista CNPq).

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