Grupo de Pesquisa LUDICE: ludicidade, discurso e identidade nas práticas educativas. Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira - Universidade Federal do Ceará  
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Esta linha de pesquisa contempla os estudos voltados para a problemática das práticas lúdicas, enquanto mediadoras do desenvolvimento humano (abordagem psicológica) e da intervenção pedagógica (abordagem educativa) e enquanto manifestação da cultura (abordagem antropológica), bem como o tema da identidade/diferença implicado nos processos de exclusão social.

Tal recorte privilegia o enfoque sócio-histórico do desenvolvimento, o enfoque antropológico do jogo e o enfoque baktiniano da linguagem em suas respectivas abordagens metodológicas, de modo a permitir uma compreensão ampla e multifacetada do lugar da infância na contemporaneidade e dos processos discursivos na construção das relações alteritárias.

Conheça nossas pesquisas:


 
   

Ação Afirmativa na UFC: a experiência das cotas

Objetiva construir o perfil comparativo dos estudantes que ingressaram na UFC após a adoção do sistema de cotas, segundo as condições sócio-econômicas e educacionais, de modo a oferecer subsídios à avaliação da referida política pública e consequentemente apontar iniciativas para seu aperfeiçoamentoMaria de Fátima Vasconcelos da Costa (coord.), Marcelle Arruda Cabral (integrante), Francisca Josélia Inocêncio de Lima (integrante), Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro(integrante), Walberto da Silva Santos (integrante), Nara Maria Forte Diogo Rocha (integrante).

Em andamento 2013 - Atual

Práticas lúdicas de ontem e de hoje: um estudo exploratório da memória lúdica intergeracional

Focaliza as transformações das práticas lúdicas em diversas temporalidades para compreender as condições que possibilitaram os modos de ser criança na contemporaneidade a partir da experiência de sujeitos de uma mesma linhagem familiar. Fátima Vasconcelos (coord.), Marcelle Arruda Cabral (doutoranda), Núbia Agustinha Carvalho Santos e Francisca Josélia Inocêncio de Lima (mestrandas), Ana Paula Maciel, Poliana Assunção de Oliveira, Camila Onofre, Amanda Vasconcelos, Aline Rodrigues Sampaio e Denise Bezerra (graduandas).

Financiamento CNPq 2008 - 2013

Entre Mãos e Máquinas: lógica de construção dos artefatos lúdicos

Estudo comparativo que teve por objetivo compreender a especificidade das lógicas implicadas no processo de construção de artefatos lúdicos artesanais e industriais através do levantamento das condições de produção, da identidade dos seus criadores e da relação com o universo lúdico infantil. Fátima Vasconcelos (coord.), Francisca Josélia Inocêncio de Lima (graduanda), Núbia Agustinha Carvalho Santos (graduada).

Financiamento CNPq 2006 – 2007

Cultura Lúdica, Identidade e Educação da Criança

O estudo problematiza os modos de produção e recepção cultural implicados nas práticas lúdicas no que concerne à construção de referências identitárias étnico-raciais e o processo de impregnação cultural pela criança para compreender como a diversidade cultural étnica e de gênero está sendo representada no imaginário infantil. Fátima Vasconcelos (coord.), Marcelle Arruda Cabral, Raquel Bruno (graduandas).

Financiamento CNPq 2004 -2006

Jogo simbólico, discurso e escola: uma leitura dialógica do lúdico

Este trabalho pretendeu identificar quais os parâmetros definidores da especificidade do enquadre da situação lúdica em relação ao enquadre pedagógico, tomando a observação de situações lúdicos espontâneas de crianças pré-escolares como uma atividade de “escuta da crianças” e a atividade lúdica como um “discurso” que se utiliza de diferentes recursos semióticos para construir sentidos. Fátima Vasconcelos(trabalho de tese).

Financiamento CNPq 2001

   
         

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