Grupo de Pesquisa LUDICE: ludicidade, discurso e identidade nas práticas educativas. Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira - Universidade Federal do Ceará  
  Página Grupo Página Sala de Aula Página Pesquisa Página Publicações Página Eventos Página Mídia  
         
                   
                   
   
  • Descrição
  • Sumário
  • Autores
  • Lançamento

ALTERidade: O outro como problema

Maria de Fátima Vasconcelos da Costa e Érica Atem (Organização)

Projeto gráfico e Capa: Rayana Vasconcelos

Editora Expressão Gráfica e Editora Ltda

2011

Parte I - A posição do sujeito no discurso


1. A pesquisa (auto)biográfica em educação: princípios epistemológicos, eixos e direcionamentos da investigação científica - Conceição Passegi

2. Aquilo que da infância não cessa de não se inscrever - Leandro de Lajonquière

3. Ecos do Silêncio em Narrativas (Auto)biográficas - Maria de Fátima Vasconcelos da Costa

4. Brincar de ser outro: meia-idade e novos sentidos de viver - Maria Celeste Cordeiro


Parte II - O heterogêneo campo das práticas lúdicas


5. A família Bernardo de Guriú: Um Estudo Intergeracional sobre o Brincar em Guriú - Maria da Glória Feitosa Freitas

6. A Construção do Si Mesmo Nos Mundos Virtuais: um desafio para a pesquisa - Márcia Medeiros e Maria de Fátima Vasconcelos da Costa

7. A constituição dos sentidos da palavra lúdico em documentos oficiais da educação brasileira: relações dialógicas em nível de significação e tema - Benedito Francisco Alves e João Batista Costa Gonçalves

8. Cultura Lúdica no Contexto da Rua : Um Estudo de Caso Etnográfico do Jogo de Pião - Francisca Josélia Inocêncio de Lima e Maria de Fátima Vasconcelos da Costa


Parte III - Palavra e contra-palavra


9. Os jovens e a experiência do outro em tempos de liberdade - Amana Rocha Mattos e Lucia Rabello de Castro

10. Conversando com Crianças sobre Família em Contextos de Conflito Judicial - Katia Lacerda Meira Menezes e Jaileila de Araújo Menezes

11. Perigos e Potências na constituição da “criança com voz” como problema ético-político - Erica Atem

12. Psicanálise e educação: as concepções de Freud e Maud Mannoni sobre o ato educativo - Maira Sampaio Alencar Lima, Maria Celina Peixoto Lima e Leônia Teixeira

13. Cultura Lúdica Docente em Jogo: nos Recônditos da Memória - Genivaldo Macário de Castro

14. Interações e Posicionamentos em um Grupo de Jovens Discutindo sobre Saúde - João Paulo Pereira Barros e Veriana de Fátima Rodrigues Colaço

15. Narratividade e negociação de sentidos: os diferentes modos de dizer das crianças - Núbia Agustinha Carvalho Santos


Relato Autobiográfico

Amanda Rocha Mattos. Graduada e Mestre em Psicologia (UFRJ). Doutoranda do PPG em Psicologia da UFRJ Pesquisadora permanente do NIPIAC/UFRJ. E-mail: amanamattos@gmail.com

Benedito Francisco Alves. Graduado em Letras (UECE), Especialista e Mestre em Lingüística Aplicada (UECE). E-mail: alfransbe@yahoo.com.br

Erica Atem Gonçalves de Araujo Costa. Graduada em Psicologia (UFC). Mestre e Doutoranda em Educação (FACED/UFC). Professora assistente I do Curso de Psicologia da UFC/campus de Sobral. Membro do grupo de pesquisa LUDICE. E-mail: ericaatem@yahoo.com.br

Francisca Josélia Inocêncio de Lima. Graduada em Pedagogia (UFC). Mestre em Educação Brasileira (FACED/UFC). Membro do grupo de pesquisa LUDICE. E-mail: jodelima09@yahoo.com.br

Genivaldo Macário de Castro. Graduado em Especialista em Psicopedagogia (EPCE) e Psicomotricidade (UECE). Mestre em Educação Brasileira(FACED/UFC). Arte-terapeuta do Instituto Aquillae e CAS/CE. Docente da SEDUC/CE. Membro do grupo de pesquisa LUDICE. E-mail: genivaldomacario@hotmail.com

Izaura Silva. Graduada em Pedagogia (UFMA). Mestre em Educação Brasileira (FACED/UFC). Orientadora Educacional do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão/ CEFET-MA. Unidade de Ensino Descentralizado de Imperatriz -UNED/Imperatriz. E-mail: izaurasilva12@terra.com.br

Jaileila de Araujo Menezes. Graduada em Psicologia (UFC) Mestre e Doutora em Psicologia Social (UFRJ). Professora do Mestrado em Psicologiae do Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais (UFPE). Membro dos grupos de pesquisa GEPCOL/UFPENIPIAC, LUDICE/UFC e pesquisadora associada do NIPIAC/UFRJ. E-mail: jaileila@terra.com.br

João Batista Costa Gonçalves. Graduado em Letras pela UFC. Mestre e Doutor em Lingüística (UFC). Professor adjunto IX do Programa de Pós-Graduação em Linguística aplicada da UECE. E-mail: jbcgon@ig.com.br

João Paulo Pereira Barros. Graduado e Mestre em Psicologia (UFC). Especialista em Saúde mental (UECE) e Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Brasilera (FACED/UFC). Membro do grupo de pesquisa LUDICE. E-mail: jppbarros@yahoo.com.br

Katia Lacerda. Graduada em Serviço Social (UFPE), Especialista em Intervenção Psicossoail à Família (UFPE) e Mestre em Psicologia (UFPE). Assistente social do Tribunal de Justiça de Pernambuco. E-mail: katia.lacerda@yahoo.com.br

Leandro de Lajonquière. Psicanalista, graduado em Psicologia e em Educação (Universidad Nacional de Rosário/Argentina). Doutor em Educação (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP). Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), membro fundador do LEPSI IP/FE USP. Bolsista de produtividade do CNPq. E-mail: ldelajon@usp.br

Leônia Cavalcante Teixeira. Graduada em Psicologia (UNIFOR), Mestre em Educação (UFC) e Doutora em Saúde Coletiva (UERJ). Pós-Doutorado em Psicologia. Profa. titular do PPG em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro da coordenação do Laboratório de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na Clínica e no Social (LEIPCS). Membro do GT da ANPEPP "Dispositivos clínicos em saúde mental". E-mail: leoniat@unifor.br

Lucia Rabello de Castro. Graduada em Psicologia (PUC/RJ). Mestre em Desenvolvimento Social e da Personalidade (Institute of Education da University of London) e Doutora em Psicologia (University of London). Profa Titular do PPG em psicologia daUFRJ. Coordenadora Científica do NIPIAC/UFRJ (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para Infância e Juventude). E-mail: lrcastro@infolink.com.br

Márcia Duarte Medeiros. Graduada em Psicologia (UNIFOR) e Ciências da Computação (UFC), Mestre em psicologia (UFC) e doutoranda em Educação (UFC). Membro do grupo de pesquisa LUDICE. Professora Assistente da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e coordenadora do grupo BIOE (Banco Internacional de Objetos Educacionais) UFCVirtual/MEC. E-mail:Márcia@virtual.ufc.br

Maira Sampaio Alencar Lima. Graduada em Psicologia (UNIFOR). Mestre em Psicologia (UNIFOR). Gestora do Instituto Raízes – EFAC. E-mail:alencarmaira@hotmail.com

Maria Celeste Magalhaes Cordeiro. Graduada em Ciências Social (UFPA), Mestre e Doutora em Sociologia (UFC). Professora titular em Sociologia Política da UECE e do Mestrado em Políticas Públicas. Líder do grupo de pesquisa Imaginário e Política. E-mail: mcelestemc@hotmail.com

Maria Celina Peixoto Lima. Graduada em Psicologia (UFC). Mestre em Psicologia e Psicopatologia Clínica - Université Lyon II. Mestre em Psicologia (PUC/Campinas) e Doutora em Psicologia (Université Paris XIII). Professora adjunto 5 do PPG em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro-coordenador do Laboratório de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na Clínica e no Social. E-mail: celina.lima@terra.com.br

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi. Graduada em Letras (UFC), Mestre em Letras Modernas e Doutora em Lingüística (Université Paul Valéry), Professora Titular do Departamento de Educação da UFRN e líder do grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação,(Auto)Biografia e Representações Sociais (GRIFARS-UFRN-CNPq). E-mail: cpasseggi@digizap.com.br

Maria da Glória Feitosa Freitas. Graduada em Pedagogia pela UFC, Mestre em Educação pela FEUSP e Doutora em Educação Brasileira pela UFC. Professora adjunto I da UFMA/CCSST - Campus Imperatriz. Membro do grupo de pesquisa LUDICE. E-mail: mariadagloriaff@hotmail.com

Maria de Fátima Vasconcelos da Costa. Graduada em Psicologia (UFPE), Mestre e Doutora em Educação Brasileira (UFC/PARIS XIII). Professora Associada I da FACED/UFC. Membro do Grupo de pesquisa Linguagem, Práticas Culturais e Cidadania e líder do Grupo de pesquisa LUDICE (Ludicidade, discurso e identidades nas práticas educativas). E-mail: dphatyma@gmail.com

Núbia Agustinha Carvalho Santos. Graduada em pedagogia pela UFC, Especialista em Arte-Educação pela (FA7), Mestre em Educação Brasileira (FACED-UFC). E-mail: nagustinha@yahoo.com.br

Veriana de Fátima Rodrigues Colaço. Graduada em Psicologia pela UFPE, Mestre em Educação Brasileira (UFC) e Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Departamento de Psicologia e do Mestrado em Psicologia da UFC. Coordenadora do Grupo de pesquisa Linguagem Práticas Culturais e Cidadania. Membro do grupo de pesquisa LUDICE. E-mail: verianac@uol.com.br

Foto 1 Apresentação da obra pela Profa. Fátima Vasconcelos. Foto 2 Apresentação de um dos capítulos pelo autor Benedito Francisco Alves. Foto 3 Apresentação de um dos capítulos pelo autor Genivaldo Macário. Foto 4 Apresentação da de um dos capítulos pela autora Núbia Agustinha. Foto 5 Apresentação da leitura dramática do poema Podes? De Nicolas Guilhém, pelas estudantes Thaís Estela Cabral Costa e Nayana Beatriz Lopes Girão. Foto 6 Apresentação do Coral Infantil Cinco Encantos, composto pelas estudantes Bárbara Ibiapina; Geovana Gomes; Maria Tereza Camurça; Elisa Teles; Maria Helena Aragão regido pela Prof. Clara luz, com a participação especial ao violão do músico Geovanny Gomes. Foto 7 Músico Geovanny Gomes. Foto 8 Momento do autógrafo por uma das organizadoras. Foto 9 Grupo de autores, Veriana Colaço, Leônia Cavalcanti, Fátima Vasconcelos, Celeste Cordeiro, Núbia Agustinha, Francisca Josélia de Lima. Benedito Francisco, Rayana Vasconcelos e Genivaldo Macário.

   
         
                   
         

Copyright © 2006 - 2016 Grupo de Pesquisa LUDICE - Ludicidade, discurso e identidades nas práticas educativas. Web Designer Tiago Costa.