Brincar e escola: o que as crianças têm a dizer? Maria de Fátima Vasconcelos da Costa Coleção de Estudos da Pós-Graduação Edições UFC 2012 Introdução 1. O Jogo em diferentes perspectivas 1.1 O Discurso da Psicologia: o brincar como mediador do desenvolvimento 1.2 O Discurso Sociológico: o brincar como prática cultural 1.3 O Discurso Pedagógico: o brincar no cenário escolar 2. Jogo, cultura e escola: conexões em debate 3. Jogo, sujeito e linguagem: aproximações conceituais 3.1 O Status Semiótico do Jogo 3.1.1 Analogias 3.1.2 Especificidades 3.1.3 Complementariedades 3.2 Bakhtin: linguagem como prática social 3.3 O lugar do sujeito no jogo e na linguagem 4. Diálogos teóricos: traduções metodológicas 4.1 Delimitando problemas 4.2 Definindo percursos 4.3 Significando os achados 4.3.1 Setting lúdico e setting pedagógico: distinções 4.3.2 Recursos Semióticos: a articulação entre palavra e gesto no jogo 4.3.3 A peleja do lúdico com o pedagógico: a heterogeneidade discursiva nas vozes das crianças 4.3.4 Discurso e sujeito no jogo simbólico 4.3.5 O jogo no contexto escolar: com a palavra os mestres Considerações finais Bibliografia Foto 1, 2 e 3 Momento dos autógrafos. Foto 4 Convidadas Profa. Bernadete Porto, Josélia de Lima e Núbia Agustinha. Foto 5 Ludicianos presentes ao evento e o estudante João Bosco Pugas da Costa. Foto 6 Estudantes da Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, Núbia, Josélia, Juliana e Mônica. Foto 7 Ludicianos que prestigiaram o evento. Foto 8 Prof. Gil de Aquino Farias (pro-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFC), Prof. Jesualdo Pereira Farias (Reitor da UFC) e a autora. Foto 9 Autores e o Prof. Gil Aquino de Farias (Pro-Reitor e Pesquisa e Pós-Graduação da UFC), Prof. Jesualdo Pereira Farias (Reitor da UFC) e demais membros da Administração Superior. |
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