Grupo de Pesquisa LUDICE: ludicidade, discurso e identidade nas práticas educativas. Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira - Universidade Federal do Ceará  
  Página Grupo Página Sala de Aula Página Pesquisa Página Publicações Página Eventos Página Mídia  
         
                   
         
   
  • Descrição
  • Sumário
  • Autores
  • Lançamento

Diversidade Cultural: Dinâmicas identitárias em jogo

Maria de Fátima Vasconcelos da Costa e Rosa Barros Ribeiro (Organização)

Projeto gráfico: Carlos Alberto Dantas

Coleção Diálogos Intempestivos

Editora UFC

2004

1. Bonecas: objeto de conflito identitário na arena da dominação cultural - Maria de Fátima Vasconcelos Da Costa

2. Noções sobre identidades étnicas: a imagem do outro na construção da auto-imagem - Rosa Barros Ribeiro

3. Escuta sonora nas rádios comunitárias - Catarina Tereza Farias de Oliveira

4. Adolescentes em conflito com a lei - Ângela De Alencar Araripe Pinheiro, Isabelle de Freitas Luz, Luana Frota Lima e Natália Bezerra de Menezes Mota

5. Cultura de consumo segmentada: a marca da diversidade/desigualdade social - Fátima Severiano

6. Fumo, lei, ciência e carnaval: a circulação do discurso antitabagista na Internet - Nelson Barros da Costa

7. Produções discursivas no contexto escolar: diferenças de desempenho e processos de subjetivação - Veriana Rodrigues Colaço

8. Psicologia: lugares e relações - Susana Kramer de Mesquita Oliveira

9. Silêncio, gestos e palavras: fragmentos da construção de saberes na UMC - Grace Trocoli

10. Mudando a cultura pedagógica: inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior - Maria Teresa Moreno Valdés

11. Cartografias étnicas na geografia escolar - Ivaine Maria Tonini

12. Raça e Brasilidade: os discursos raciais na construção do imaginário social brasileiro - Jandson Ferreira

13. O contexto lúdico das trocas verbais no desenvolvimento da criança - Meire Virgínia Cabral Gondim

14. A proteção à Infância Pobre em Seus Distintos Viéses: um capítulo de suas muitas histórias - Rejane Batista Vasconcelos

15. O negro na literatura brasileira: contextos e pretextos - Maria Aparecida de Matos

16. A dimensão do gênero nas comunidades afro-descendentes - Eliane Dayse Pontes Furtado e Fabrina Pontes Furtado

Maria De Fátima Vasconcelos da Costa. Graduada em Psicologia – UFPE; Doutora em Educação – UFC/ Paris XIII; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira e do curso de Pedagogia da FACED-UFC; nos quais criou e ministra disciplinas voltadas para as práticas lúdicas. Integra o grupo de pesquisa “Linguagem, Práticas Sociais e Cidadania”; Coordena o grupo de pesquisa LUDICE (Ludicidade, Identidades e Consumo nas Práticas Culturais Educativas), no qual desenvolve atualmente a pesquisa “Cultura Lúdica, Identidade e Educação da Criança”. E-mail: dphatyma@gmail.com

Rosa Barros Ribeiro. Graduada em Filosofia - UECE; Mestre em Educação - UFC; Doutora em Educação - UNICAMP; Professora Adjunta do Centro de Educação da UECE; Vice-líder do Grupo de Pesquisa – LUDICE (Ludicidade, Identidades e Consumo nas Práticas Culturais Educativas), no qual desenvolve a pesquisa “Cultura, Identidade Étnica e Educação”. E-mail: rosabribeiro@yahoo.com

Catarina Tereza Farias de Oliveira. Graduada em Comunicação Social – UFC; Mestre em Sociologia - UFC; Doutora em Comunicação - UNICAMP; Professora da FECLSC (Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central), Unidade da UECE em Quixadá, onde coordena pesquisa na área de Educação e Comunicação e desenvolve projeto de extensão na área de Educação e Comunicação para a criação de rádios nas escolas. Integra o grupo de pesquisa LUDICE (Ludicidade, Identidades e Consumo nas Práticas Culturais Educativas). E-mail: catarinatereza@uol.com.br

Ângela de Alencar Araripe Pinheiro. Graduada em Psicologia – UFC; Mestre em Psicologia – UNB; Doutora em Sociologia – UFC; Professora do Departamento de Psicologia da UFC; Fundadora e atual coordenadora do NUCEPEC (Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente), Av. da Universidade, 2762 Benfica 60020-180 Fortaleza (CE); integra o grupo de pesquisas “Linguagem, Práticas Sociais e Cidadania”. Demais autoras são estudantes do Curso de Psicologia da UFC. A última é bolsista do PIBIC-CNPq. E-mail: apinheiro@secrel.com.br

Fátima Severiano. Graduada em Psicologia – UFC; Mestre em Educação – UFC; Doutora em Ciências Sociais Aplicadas à Educação - UNICAMP-SP/UNIVERSITAD COMPLUTENSE DE MADRID-ESPANHA; Professora do Departamento de Psicologia da UFC; Coordenadora da linha de pesquisa “subjetividades e comportamento coletivo” do mestrado em psicologia da UFC; Coordenadora do LAPSUS (Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade), no qual desenvolve a pesquisa Subjetividades de Marca: (Pseudo) Individuação e Homogeneização na Cultura do Consumo. E-mail: fatis@baydenet.com.br

Nelson Barros da Costa. Graduado em Letras – UFC; Mestre em Educação – UFC; Doutor em Lingüística Aplicada – PUC-SP/Université de Rouen / França; Professor do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, onde leciona nos cursos de Letras e Pós-Graduação em Lingüística; coordena o Curso de Especialização em Linguística e Ensino do Português; desenvolve a pesquisa “Posicionamentos no Discurso Litero-musical Brasileiro: descrição e análise”. Integra o grupo de pesquisa LUDICE (Ludicidade, Identidades e Consumo nas Práticas Culturais Educativas). E-mail: nelson@ufc.br

Veriana Rodrigues Colaço. Graduada em Psicologia – UFPE; Mestre em Educação –UFC; Doutora em Educação – UFRGS; professora do Departamento de Psicologia da UFC, onde leciona no curso de Graduação e Mestrado em Psicologia e coordena o programa PET do Curso de Psicologia; Coordena o grupo de pesquisa “Linguagem, Práticas Sociais e Cidadania”, no qual desenvolve a pesquisa “Estratégias de mediação em interações entre crianças e seu papel na construção de conhecimento e da subjetividade”; integra o NUCEPEC (Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente). E-mail: verianac@uol.com.br

Susana Kramer de Mesquita Oliveira. Graduada em Psicologia – UFC; Mestre em Psicologia Cognitiva –UFPE; Doutoranda em Psicologia – UNB; professora do Departamento de Psicologia da UFC, onde leciona no curso de Psicologia; integra o grupo de pesquisa “Linguagem, Práticas Sociais e Cidadania”. E-mail: susanakramer@hotmail.com

Grace Trocoli. Graduada em Letras – UECE; Mestre em Educação – UFC; Doutora em Educação – UFC; Professora dos cursos de Letras e Pedagogia do CCH – UNIFOR. E-mail: gracet@unifor.br

Maria Teresa Moreno Valdés. Graduada em Psicologia pela Universidade Central de las Villas – CUBA; Doutora em Psicologia pela Universidade Central de las Villas e Comissão Nacional de Grau Científico – CUBA; Professora do Curso de Mestrado “Educação em Saúde” da UNIFOR e do “Mestrado em Educação” da UECE, onde coordena o grupo de pesquisa em Educação Especial. E-mail: maitemoreno19@yahoo.es

Ivaine Maria Tonini. Graduada em Educação- UFSM; Mestre em Educação – PUC/RG; Doutora em Educação – UFRGS; Professora. do Curso de Geografia – UFC, onde coordena o Laboratório de Prática de Ensino de Geografia; integra o grupo de pesquisa NECCSO-UFRG (Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade). E-mail: ivaine@terra.com.br

Jandson Ferreira. Graduando em Psicologia – UFC, onde é bolsista do grupo PET; integra o grupo de pesquisa LUDICE (Ludicidade, Identidades e Consumo nas Práticas Culturais Educativas). E-mail: jverbena@hotmail.com

Meire Virgínia Cabral Gondim. Graduada em Letras – UECE; Especialista em Psicopedagogia – UFC; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED - UFC. Professora da Faculdade Filosófica e Teológica – RATIO. E-mail: meirevirginia@hotmail.com

Rejane Batista Vasconcelos. Graduada em Serviço Social – UECE; Especialista, pela UECE, em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Saúde Mental Coletiva e Gestão Pública e Desenvolvimento Técnico; Especialista em Ciência Política (UFC); Mestre em Políticas Públicas e Sociedade - UECE. Assistente Social da SETAS (Secretaria de Trabalho e Ação Social); Consultora do NUCEPEC (Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente). Associada do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA-CE).

Maria Aparecida de Matos. Graduada em Letras – UFMT; Especialista em Semiótica da Cultura pela UFMT; Mestre em Educação - UFMT; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED - UFC.

Eliane Dayse Pontes Furtado. Graduada em Pedagogia – UFC; Mestre em Psicologia Cognitiva – UFPE e em Desenvolvimento Social e Rural – Reading –Inglaterra; Doutora em Economia e Ciências Sociais Aplicadas – Manchester – Inglaterra; Professora visitante do Instituto da Universidade de Londres (1996-1998); professora do Departamento de Estudos Especializados e do Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira da FACED/UFC, onde coordena o grupo de pesquisa “Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola”; Consultora do IICA-Brasil (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) E-mail: eliane_furtado@webcabo.com.br

Fabrina Pontes Furtado. Graduada em Relações Internacionais e Economia – Reading – Inglaterra; Especialista em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável – UEMA; Mestre em Economia Política – Internacional – Warwick - Inglaterra; Assistente de Programas da Fundação Ford-Brasil.

Foto 1 Fátima Vasconcelos. Foto 2 Apresentação da obra pela Profa. Ana Maria Iório Dias. Foto 3 Recepção aos convidados pelas Profas. Rosa Barros e Fátima Vasconcelos, organizadoras da obra. Foto 4, 5, 6, 7 e 8 Apresentação Cultural dos Brincantes Cordão do Caroá, grupo de reisado de Congo da UFC, sob a direção de Paulo Henrique Leitão. Foto 9, 10 e 11 Convidados. Foto 12 Ludicianos Jandson Ferreira, Marcelle Cabral, Raquel Castro, Regiane Vidal e Georgia Albuquerque.

   
         
                   
         

Copyright © 2006 - 2016 Grupo de Pesquisa LUDICE - Ludicidade, discurso e identidades nas práticas educativas. Web Designer Tiago Costa.